Mapeamento acústico e predição de ruído industrial
iNoise:Previsão de Ruído para Indústria, Helipontos e Turbinas Eólicas, com versão grátis de aprendizado.
O iNOISE é um software com tecnologia de georreferenciamento para a elaboração de mapas de ruído, mapas acústicos simples e claros e modelagens. O iNOISE é o jeito mais fácil para você conhecer e entrar nessa nova área da indústria 4.0 com o georreferenciamento ambiental a partir de modelagens e simulações de fontes internas e externas, fixas e móveis. Possui uma versão free (grátis) para aprendizado.
Nova versão INOISE 2020 para mapas de ruído externo e industrial. Nesta versão foi adicionado o Harmonoise ao iNoise para permitir comparações mais realistas entre os níveis de som calculados e medidos em condições de vento específicas para fontes industriais. O método ISO 9613 só pode calcular a favor do vento. O método Harmonoise pode ser calculado em qualquer direção do vento, incluindo a favor do vento e tem um cálculo de atenuação do solo mais preciso em distâncias maiores. O Harmanoise também pode calcular sob condições de inversão de temperatura (veja mais).
Preparamos uma série de curso com o uso do iNOISE. Como destaque a acústica externa e para você que deseja iniciar na área de Mapa de Ruído e Mapeamento Acústico, vale a pena conferir (clique aqui).
HISTÓRICO DA FERRAMENTA DE MAPA DE RUÍDO: Em 1 de maio de 2017 foi lançamos a primeira versão do iNoise, novo software da DGMR de cálculos, predição e simulação de ruído industrial e em plantas eólicas. Atendendo estas áreas específicas do conhecimento contemplando o mapeamento acústico industrial, com interfaces simples, eficientes e com diversos estudos de casos. Um diferencial com bancos de dados de fontes e exemplos práticos de casos reais. Versão em Inglês com aquisição direta no site da DGMR (clique aqui).
O iNoise é um software que roda em ambiente Windows que vem atender a área de mapeamento industrial com critérios de controle de qualidade normalizados com base no método de cálculo da ISO 9613. As capacidades e abrangências inclui banco de dados valiosos de diversas fontes industriais e ambientais com exemplos intuitivos de modelagens; com todos os passos, cálculo e critérios que você precisa para usar esta ferramenta como um grande diferencial na área de avaliação, prevenção e controle do ruído ocupacional e ambiental.
O mais incrível é a integração de ferramentas onde tanto a predição no iNOISE com diversas fontes cadastradas quando os mapeamentos podem ser combinados e repassados entre softwares. Isto é, pode ser integrado ao super fácil NoiseAtWork com a exportação dos resultados em tabelas, possibilitando a qualquer usuário sem conhecimento na área lidar com resultados de projetos acústicos ou previsões, com mapeamentos combinados.
Pode-se utilizando a modelagem acústica ocupacional do NoiseAtWork B e D como uma medida de controle coletiva, já que o mesmo realiza os mesmos cálculos normalizado de áudio dosímetros especiais. Uma diminuição de custos de avaliação com equipamentos de medição tanto na previsão da exposição a partir de simulações quanto nos cálculos por tarefa, posto de trabalho ou jornada (ISO 9612 Acoustics - Determination of occupational noise exposure - Engineering Method), a partir dos dados de mapeamento acústico do local. Atendendo normas Brasileiras como a NBR 15 anexo 1 e 2, da FUNDACENTRO NHO-01, como critérios internacionais.
O software contempla diversas fontes ruído de áreas industriais, off-shore e de turbinas eólicas. Com fontes também portuárias e de trafego urbano. Portanto, uma poderosa ferramenta para predição e previsão nos estudos de impacto ambiental de novos empreendimentos.
O iNoise está disponível em 3 configurações; Free, Pro e Enterprise. A aquisição é simples e direta no site da DGMR com cartão de crédito. Quer experimentar o iNoise? Basta fazer o download do iNoise grátis para uma situação demo e começar a trabalhar com a versão que permite o conhecimento completo da ferramenta.
Normas Internacionais de Ruído Ambiental e Softwares com garantia de qualidade:
A norma ISO 9613 de controle de qualidade e a ISO 1996 de métodos de medição e previsão de ruído são as normas reconhecidas para atender as questões relacionadas com o ruído industrial e ambiental, as mais utilizadas em todo o mundo. Veja declaração de conformidade (clique aqui).
As categorias de fontes móveis estabelecidas no iNOISE atendendo a ISO 9613-2 são: motocicletas, veículos leves, veículos pesados médios e veículos pesados, assim como há outros modelos de cálculos de equipamentos e fontes fixas industriais e de fazendas eólicas, nosso diferencial com o iNOISE. A norma alemã RLS90, que considera como veículos pesados àqueles com peso igual ou superior a 2,8 toneladas adota a seguinte classificação/categorias: motos, veículos leves (automóveis, caminhonetes, utilitários e vans) e veículos pesados (caminhões, micro-ônibus e ônibus). As incertezas não podem ser superiores a +/- 4,0 dB(A), estabelecida pela WG - AEN (2006) para mapas de ruído em zonas urbanas.
Muitos países referem-se à ISO 9613 na sua legislação relativa ao ruído como também o iNOISE. No entanto, a norma ISO 9613 não contém diretrizes claras para a implementação de controle de qualidade assegurada específico para softwares de simulação de ruído, o que levou o iNOISE a ferramenta mais adequada evitando diferenças entre aplicações em resultados calculados. Seguindo as tecnologias de cálculo houveram mudanças em 2015 com o lançamento da ISO / TR 17534-3. Este padrão de qualidade forneceu recomendações claras para a interpretação do método ISO 9613, contudo, já integrado no iNOISE que possui um número considerado de modelos atendendo a maioria das situações.
O iNoise suporta totalmente estas recomendações da ISO / TR 17534-3 com modelos e resultados para os 19 estudos de casos reais que estão incluídos no software. Com ferramentas de cálculos de Ldn, Lden, Leq, LE e Li, dentre outras funções acústicas. Incrível!!!
O iNoise suporta a interface de garantia de qualidade (formato QSI) para troca de dados e modelos com outro software de previsão de ruído. Portanto, abre os arquivos da maioria dos software de simulação de ruído industrial importando o banco de dados e refazendo os cálculos de forma maia adequada e simples. Aquisição direto no site da DGMR a partir de licenças anuais. Aproveite o preço de lançamento e faça a compra agora, pois os valores são imbatíveis e o software pode ser usado como uma ferramenta de estudo na área de acústica (clique aqui).
O iNoise atende as normas de controle de qualidade para mapas acústicos contemplando cálculos de emissões e ruído industrial com foco no meio ambiente. Os cálculos são baseados no método ISO 9613 e as recomendações as do novo padrão de qualidade ISO 17534.
Exibição avançada, edição e exibição de resultados:
Formatos de arquivo: SHP / DXF / DWG / GMF / MIF / TXT / QSI, (Geo) TIFF / BMP / JPG / PNG / WMF, WMS (Serviços de Mapa da Web) Editar: 2D / 3D / seção transversal, exibição temática, cópia / colar, colar como outro item, desfazer / refazer, encaixar / mover / girar / recarregar, itens paralelos, quebrar / conectar / mesclar / agitar / simplificar polilinhas e polígonos. Resultados: horizontal / vertical (fachada) / acumulado / contornos de diferença, ranking / what if / compare models.
Fontes: fonte de ponto / linha / área, fonte de área vertical, fonte móvel, turbina eólica, fachada / telhado emissor.
Objetos:construção (flutuante), barreira (flutuante) (com transmissão),terra / folhagem / área habitacional, local industrial.
Modelo de terreno:linha de altura, ponto de altura. Itens do ponto de cálculo: receptor (com até 5 alturas), grade horizontal, grade vertical, ponto de contorno (para grades irregulares).
Mapa acústico: Um mapa de ruído pode ser realizado utilizando modelos de cálculos ou recorrendo as medições acústicas de engenharia. A cada opção estão associadas vantagens e desvantagens, onde atualmente opta-se pelo híbrido. Porém, os recursos das técnicas de modelação possibilitam análises precisas quando calibradas em campo, que de outro modo sem as modelagens não seriam possíveis as previsões, como por exemplo o estudo de diferentes alternativas ligadas a um projeto, a mudança de traçado do trânsito ou as implicações acústicas associadas a determinadas medidas que se pretendam adotar para um empreendimento. Neste mesmo contexto, deve-se contemplar as soluções de monitoramento contínuo como as redes de vigilância acústica ambiental (veja aqui).
Importância dos mapas acústicos, veja artigo Poluição Sonora na Cidade de Fortaleza.
As referências internacionais para atendimento da ISO 9613 tiveram como base o sistema holandês como banco de dados fontes de nível de pressão sonora a partir dos trabalhos da empresa DGMR, desenvolvedora do iNOISE.
Nesse contexto, a 3R Brasil junto com seus parceiros vem integrando ferramentas e tecnologias com georreferenciamento usando drones, no projeto que estamos chamando de BlueAeroVision (clique aqui).
O INOISE é uma ferramenta atual, simples e fácil, adequada para mapeamentos acústicos que contempla regulações de cálculos de mapas de ruído com o SIG (Sistema de Informações Geográficas), permitindo ainda a atualização com precisão a partir de ferramentas como aerotopometria e aerofotogrametria com uso de DRONES
Destacamos um trabalho de dissertação de mestrado que contempla as tendências e os históricos na área até se chegar as ferramentas atuais. Todos os créditos a universidade e ao autor (clique aqui).
Tel: 021 3549-4863; Cel: 021 99999-6852,
email: rogregazzi@uol.com.br ou isegbusiness@gmail.com,