Sonômetro (SC 420, SC 250 e SC 202) Homologados para a NBR 10151:2020 e Soluções Integradas
3R Brasil Tecnologia oferece: NoiseAtWork, NoiseAdVisor, iNOISE e Predictor+LimA
3R Brasil Tecnologia oferece: NoiseAtWork, NoiseAdVisor, iNOISE e Predictor+LimA
Ambiência Acústica & Acústica na Prática
3R Brasil Tecnologia oferece: NoiseAtWork, NoiseAdVisor, iNOISE e Predictor+LimA
3R Brasil Tecnologia oferece: NoiseAtWork, NoiseAdVisor, iNOISE e Predictor+LimA
Ambiência Acústica & Acústica na Prática

Sonômetro (SC 420, SC 250 e SC 202) Homologados para a NBR 10151:2020 e Soluções Integradas //

Sonómetro Tipo 1 homologado IEC 61672 em atendimento a nova NBR 10151:2019

Novos sonômetros da CESVA Homologados e com o Estado da Técnica:
  • CESVA SC 250: sonômetro e Analisador Espectral da Classe 1, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava.
  • CESVA SC 202: sonómetro e Analisador Espectral da Classe 2, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava.
Nota: isso e muito mais no linkedin: Publicações Técnicas.


O estado da técnica nas medições acústicas Ocupacionais e Ambientais:


Saiba sobre o SC 420 BR com atendendo todos os itens da Norma ABNT 10151:2019 (com revisão em 2020)!


O SC420 da CESVA (empresa espanhola) é um sonômetro que cumpre as especificações da norma internacional IEC 61672 para a classe 1, tanto para a resposta a ondas acústicas incidentes sobre o microfone na direção de referência num campo livre, como para a resposta a ondas com incidência aleatória num campo difuso (correção de campo sonoro configurada para campo difuso). O SC420 também cumpre as normas americanas ANSI S1.4 e ANSI S1.43, como classe 1, para sons provenientes de vários ângulos (correção de campo sonoro configurada para campo difuso). Para o Brasil a CESVA disponibiliza o SC 420 BR, veja no site do fabricante (clique aqui).


O SC420 dispõe na sua versão básica do modo de medição SONÔMETRO e oferece a possibilidade de ampliação com os seguintes módulos adicionais:

  • Módulo analisador espectral em tempo real por bandas de oitava (1/1) com filtros classe 1 segundo a norma IEC 61260;
  • Módulo analisador espectral em tempo real por bandas de terços de oitava (1/3) com filtros classe 1 segundo a norma IEC 61260;
  • Módulo de medição do tempo de reverberação pelo método do ruído interrompido (em bandas de oitava 1/1 e bandas de terços de oitava 1/3);
  • Módulo de medição do tempo de reverberação pelo método da resposta impulsiva integrada (em bandas de oitava 1/1 e bandas de terços de oitava 1/3);
  • Módulo de avaliação de funções PRL;
  • Módulo de análise de frequências de banda estreita FFT;
  • Módulo de gravação de audio de qualidade para análise.


O SC420, complementado com os módulos adequados, é um sonômetro que lhe permite realizar qualquer tipo de medição: isolamento acústico e tempo de reverberação em edificação, medição de parâmetros ambientais (componentes tonais, impulsivas e de baixa frequência), análise de ruído industrial de máquinas, avaliações de higiene industrial, etc.Também dispõe de prestações avançadas como: gravação de áudio para reconhecimento e reanálise, automatismos de início e paragem da medição e de gravação de áudio pelo tempo e nível, memória ampliável com cartões, apagar para trás (backerase), conectividade USB, comunicação sem fios Bluetooth® e possibilidade de comunicação 3G, ADSL, Wi-Fi, etc.


Também mede percentis (LN) tanto globais como espectrais. O SC420 dispõe de um ecrã de avaliação do ruído de fundo de salas: curvas NC (Noise Criterion) e NR (Noise Reduction). Atendendo adequadamente a NBR 10151:2019 e NBR 10152:2017, considerado o único medidor de nível de pressão sonora do mercado que mede de forma simultânea e fácil essas funções acústicas de grande utilidade e regulamentada nas normas ocupacionais (NR-17) e ambientais no Brasil (NBR 10151 e NBR 10152).


PRATICIDADE NAS MEDIÇÕES DE CAMPO:


Função BACKERASE:
Com a opção apagar para trás (Backerase), o SC420 pode eliminar os últimos 10 segundos da medição em curso. Esta opção é ideal quando aparecem acontecimentos sonoros não desejados durante a medição.


Função MARCAS:
Esta opção permite ao utilizador identificar diferentes intervalos durante a medição; isto é de grande ajuda no seu pós-processamento já que permite dirigir-se diretamente aos intervalos marcados durante a medição.


Função GRAVAÇÃO DE ÁUDIO, TEMPORIZADORES E DISPARADORES:


  • O SC420 pode gravar ficheiros/diretórios de áudio, simultaneamente às medições para reconhecimento de fontes sonoras (para ouvir com qualidade) e ficheiros de áudio para realizar comentários de voz assim como ficheiros de áudio para pós-processamento (análise da qualidade).
  • Conta com um completo sistema de automatismos para o início e paragem da medição e da gravação de áudio, baseado em temporizadores e disparadores automáticos por superação de limiar por períodos e horários definidos. Isto amplia ainda mais as possibilidades do SC420 como uma unidade autônoma e remota para monitorização contínua de ruído.
  • Dispõe da opção de alimentação para monitorização ambiental, que permite ao SC420 retomar uma gravação depois da recuperação de um corte de alimentação.


Permite disparar a gravação quando um evento ocorre ou ao operador gravar diretamente o evento ou a sua voz demarcando os intervalos de medição. A voz do operador pode ser posteriormente retirada da medição de forma simples com o software que acompanha o SC 420.


A passagem de dados no Memory Download pode-se realizar simultaneamente com os processos de medição ou gravação. Esta característica em conjunto com a possibilidade de ir apagando as memórias de medição descarregadas, converte o SC420 na perfeita plataforma para a
monitorização acústica permanente.


Suporta tanto microfones prepolarizados como microfones polarizados a 200 V. Cada tipo do microfone necessita do seu correspondente preamplificador. Estes são extraíveis para poder utilizar um cabo de extensão CN003, CN010 ou CN030 ou acoplar o kit de intempérie TK200 para medições de exterior.


MODO OCUPACIONAL:


O modo PRL do SC420 está desenhado para aplicação da norma ISO 9612:2009 sobre a determinação da exposição ao ruído no trabalho. O modo PRL mede simultaneamente todos os parâmetros necessários para avaliar a exposição ao ruído dos trabalhadores sem e com protetores auditivos (SNR, HML e Oitavas). Para isso, além de medir o nível equivalente com ponderação A e C (método SNR e HML), simultaneamente o SC420 realiza uma análise de frequências em tempo real por bandas de oitava de 63 Hz a 8 kHz (método das oitavas).


Neste contexto, foi desenvolvido no Brasil pela 3R Brasil Tecnologia Ambiental, idealizado pelo pesquisador e engenheiro Rogério Dias Regazzi o app NoiseAdVisor EPI (PPD / PPE) para os cálculos normalizados de eficiência de EPI atendendo tanto o modo PRL, quando a NIOSH e a NBR 16076 e NBR 16077. Vale apena conferir e baixar: clique aqui.


Especificação técnica completa CESVA SC 420:


Sonômetro integrador de nível sonoro tipo 1, homologado pela IEC 61672 tipo 1 (COM MÓDULOS DE EXTENSÃO TF420:


  • Módulo analisador de espectro TF420 em bandas de 1/3 de oitava de 10 Hz a 20 kHz e funções gerais), faixa digital de 23 a 140 dB com cartão de memória micro SD externo e pré-amplificador removível.
  • Modulo adicional FF420 para análise em bandas mais finas com a função FFT de 10.000 linhas compreendendo a faixa de 0 to 20kHz (2Hz/line).

Atendendo por completo a NBR 10151.TA 120: Sensor de monitoramento sonoro tipo 1 com plataforma Noiseplatform, composto Rede de vigilância Tipo 1. Para a instalação nas unidades e medição de descritores de longa duração. Atende em parte a NBR 10151:2019, pois é aplicado como rede de vigilância de baixo custo.

QUESTÕES DE HOMOLOGAÇÃO E RECONHECIMENTO MÚTUO

A homologação no IPQ em Portugal (INMETRO daquele país) é aceita no Brasil que faz parte do BIPM, assim como as calibrações nas redes de laboratórios acreditados nos países signatários ao BIPM. O não aceite entre país signatários é ilegal e pode gerar um problema de comércio internacional por barreira não tarifária unilateral e reserva de mercado. Portanto, os responsáveis técnicos da área podem responder por abuso de autoridade e ações civis por negativa as homologações ou certificados emitidos por órgãos signatários ao BIPM, especialmente quando de medidores de nível de pressão sonora ou similares que foram homologados pela IEC 61672 e IEC 61260.


Os técnicos de órgão governamentais conhecem as normas e diretrizes que devem ser seguidas, não havendo questionamentos quando relacionado a equipamentos de medição, cujos certificados de calibração são emitidos por laboratório acreditado e de homologação pelo órgão competente do pais signatário.


A rede brasileira de laboratórios de calibração (RBC) está ligada a DIMCI - Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do INMETRO assim como as questões de homologação são em parte de responsabilidade da DIMEL - Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO e a rede brasileira de laboratórios de ensaios (RBLE).


Homologação Cesva SC 420 conforme IEC 61672:

Aprovação de modelo e homolgação na Espanha (CEM): clique aqui. Homologação em Portugal (IPQ): clique aqui.


Nota Importante: devido questões setoriais ou regionais de reserva de mercado dentre outras questões de barreira não tarifárias, alguns fornecedores de medidores de nível de pressão sonora confundem a população misturando no Brasil questões de metrologia científica e industrial com metrologia legal. Os sonômetros assim como outros equipamentos de medição da área de segurança do trabalho e meio ambiente são de responsabilidade da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do INMETRO, salvo quando resolução ou portaria estabelece normas internas do INMETRO relacionadas a aprovação de modelos de equipamentos com características específicas diferentes das aplicadas Internacionalmente. Caso contrário o INMETRO como signatários do BIPM tem a obrigação de reconhecer as homologações ou certificados internacionais emitido pelos órgãos ou institutos afins de cada pais membro / signatário do BIPM e assim como os certificado de calibração de laboratórios acreditados a estes órgãos ou institutos metrológicos.

Sonômetros da CESVA com acesso a internet:
  • CESVA SC 250: sonômetro e Analisador Espectral da Classe 1, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava.
  • CESVA 202: sonómetro e Analisador Espectral da Classe 2, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava

TA120: Sensor para monitoramento acústico com Smart Solutions:


O TA120 reúne a precisão de um sonômetro da Classe 1, máxima proteção de um kit de intempérie e a conectividade total com plataforma CESVA NoisePlatform e plataformas de código aberto:

  • Medição contínua (24h/7d) com precisão classe 1, segundo a IEC 61672-1;
  • Proteção com kit de exterior contra vento, chuva, pássaros e inseto;
  • Menor custo benefício com integração direta nas nuvens e gestão dos dados no Browser com licença anual, possibilitando comparação entre intervalos, semanal e mensal com os descritores em atendimento a NBR 10151:2019, que inclui  os de longa duração e avisos via SMS em função dos níveis de alarmes;
  • Proteção IP65 contra o pó e água, e, formato para evitar pouso de pássaros;
  • Compatível com diferentes plataformas de código aberto de conectividade de sensores, como  Plataforma NoisePlatform;
  • Dimensões reduzidas e fácil de integrar no mobiliário urbano, com opção de painel solar e chip GSM;
  • Alimentação por rede elétrica, POE (Power over Ethernet), 12 VDC (painéis solares, baterias externas)
  • Comunicação por Ethernet (RJ45), loop 4-20mA*, Wi-Fi*, modem GPRS/3G* (*Opcional)
  • Aplicações: Sensorização de cidades inteligentes, redes de vigilância do ruído (monitorização permanente), proteção de zonas tranquilas, apresentação em tempo real dos níveis de emissões sonoras.

Soluções Integradas Nacionais e Internacionais


Solução de Monitoramento contínuo e remoto 3R dBAir Tpo Alert desenvolvido pela 3R Brasil Tecnologia Ambiental e que contempla e integra as redes de vigilância da CESVA e a moderna estação de monitoramento de alta performance da Svantek, vale conferir nos vídeos abaixo:


Clique para ver as soluções integradas (clique aqui).

Países signatários do BIPM: